12 de abril de 2016

Relato: Pedra do Sapo – Serra do Mar de Biritiba Mirim/SP

Depois de conhecer as Cachoeiras da Light e da Pedra Furada recentemente (relato aqui e aqui), que ficam próximas da Rodovia Mogi-Bertioga, fui pesquisar outras opções na mesma região para uma trip futura em um Sábado ou Domingo qualquer.
Deixando de lado as cachoeiras, minha intenção agora era subir algum dos picos que ficam próximos da Rodovia e a Pedra do Sapo era a primeira da lista.
Seu acesso ao topo pode ser feito por 3 lugares diferentes: ao sul, iniciando no Km 79 da Rodovia e seguindo pela Trilha do Lobisomem, porém é uma caminhada longa.
Os outros 2 acessos são os mais usados: subindo por uma trilha à oeste e leste da Pedra, iniciando a caminhada no Km 74,3 e passando pelo Bairro Manoel Ferreira. Quem acessa a Pedra por essas 2 trilhas passa pelo centro do Bairro e segue por uma estrada paralela a Adutora do Rio Claro (enorme tubulação de água da SABESP). E com um tracklog da trilha pelo lado leste lá fui eu em um Sábado de muito Sol.

Na foto acima, de frente para a Pedra do Sapo

Fotos dessa caminhada: clique aqui

Também gravei 1 video: clique aqui
Tracklog para GPS: clique aqui

Inicio da caminhada junto ao Km 74,3 da Rodovia Mogi-Bertioga
Acordei bem de manhãzinha, pois minha pretensão era chegar em Mogi das Cruzes antes das 08:00 hrs para pegar o circular que saia logo em seguida.
Peguei o Metrô e desci na Estação Itaquera e em seguida embarquei no trem da CPTM em direção a Mogi das Cruzes (Estação de Estudantes), que levou quase 1 hora de viagem.
Achava que o ônibus estaria lotado de trilheiros, mas somente um grupo seguia para as cachoeiras próximas da Mogi-Bertioga.
Eu fui o único a descer na Rodovia ao lado da estrada que acessa o Bairro Manoel Ferreira por volta das 09:00hrs. Ou se quiser espere o circular chegar no ponto final, que fica no Bairro.
Bairro Manoel Ferreira
A localização é fácil, porque o ponto de ônibus fica junto da entrada do Bairro e pouco depois do Km 74, antes da Rodovia cruzar a Adutora da SABESP.
Por estar em um lugar que não conhecia, desse local em diante fui me guiando pelo tracklog.
Em cerca de 10 minutos pela estrada de terra chego no centro do bairro, que se resume a um mercadinho/barzinho, algumas residências e um ponto de ônibus coberto (aqui é o ponto final da linha de ônibus do Manoel Ferreira).
É o meu primeiro contato com a tubulação da SABESP, que será minha referencia dali em diante.
Seguindo rumo leste pela Estrada principal conhecida como Estrada da Adutora, em cerca de 15 minutos passo ao lado de uma plantação de pimentões e inúmeras estufas para o cultivo de legumes e verduras.
Caminhada ao lado da Adutora
E com pouco menos de 30 minutos desde a Rodovia, chego na primeira bifurcação que pode confundir, já que as duas estradas são demarcadas.
Seguindo para a esquerda é o caminho que leva a alguns sítios e onde mais estufas são vistas ao longe, mas devo seguir na bifurcação da direita, passando embaixo da Adutora, para somente contornar o morro e mais a frente voltar a seguir paralelamente a tubulação de água, que agora segue do lado esquerdo.
À sudeste vejo a Pedra do Sapo com a cabeça do “anfíbio” se destacando.
Bifurcação da direita: trilha à oeste da Pedra
Cruzo com um rio, que parece não ser de água potável (melhor pegar mais a frente) e mais alguns minutos a estrada abandona a Adutora e segue para direita, contornando outro morro.
Aqui um aviso importante: ao chegar na próxima bifurcação, onde junto dela existe um portão de ferro de uma propriedade com muro branco marcado pelo numero 400 (veja na foto acima), é aqui à direita que leva ao inicio da trilha à oeste da Pedra.
No final do relato do relato eu coloco os detalhes para quem prefere acessar a Pedra por esse caminho.
Como minha intenção é acessar a Pedra pelo lado leste, sigo na bifurcação da esquerda, seguindo pela estrada principal, para novamente continuar a caminhada ao lado da Adutora.
Desse ponto a Pedra do Sapo já é bem visível com seu imponente paredão.
Bar da D. Maria
Mais alguns minutos e agora a estrada contorna um morro pela esquerda cruzando a Adutora e passando ao lado de um Restaurante chamado Rancho da D. Maria, onde alguns cachorros anunciam a minha passagem pelo lugar. Junto dele o único orelhão em toda essa caminhada, mas não olhei se funciona (com falecimento de D. Maria, o bar está fechado atualmente)
Mais à frente vou seguindo ao lado Adutora por alguns poucos minutos até a próxima bifurcação, marcada por um pequeno poste com medidor de consumo de luz (atualmente existe uma cerca de arame para acessar essa bifurcação à direita). São pouco mais de 1 hora desde a Rodovia (uns 5min depois da D. Maria) e daqui para frente abandono a estrada principal e sigo na bifurcação da direita, descendo para um pequeno vale. Esse é o caminho que leva até Pico do Itapanhaú, onde está a Torre de Telefonia celular da Vivo.
De frente para Pedra do Sapo
Nesse trecho cruzo com um riacho, onde reabasteço de água e devoro um lanche.
Revigorado, volto a caminhar e mais uns 50 metros chego na última bifurcação onde uma planta parecida com uma palmeira se destaca no lugar. Sigo pela direita como se estivesse retornando (na bifurcação da esquerda a estrada leva ao topo do Pico do Itapanhaú). Desse ponto em diante vou me orientando pelo tracklog, mas que não apresenta dificuldades, já que a trilha é bem demarcada.
A vegetação vai se alternando entre mata nativa e área de reflorestamento de eucaliptos.
A Pedra do Sapo surge de frente bem ao fundo e não me parece muito longe.
Outros riachos e trilhas surgem ao longo da trilha principal e os riachos são perfeitos para um reabastecimento.
Trilha com cordas
Mais alguns metros e chego no final da estrada e nesse ponto o tracklog aponta para uma bifurcação à esquerda, subindo por trilha que mais parece uma antiga estrada. Nessa bifurcação é só caminhar mais uns 20 metros mata adentro, em frente, como se estivesse indo na direção da Pedra e chegará no último ponto de água, já que no topo não tem.
Seguindo na bifurcação da esquerda, a trilha fica mais íngreme e daqui em diante não tem mais erro, já que ela é demarcada e sem mais bifurcações, onde vou ganhando altitude sem muito esforço.
De vez em quando o sinal do GPS se perde devido a mata fechada, mas não tem problema. A trilha é tranquila e conforme ela vai ficando cada vez mais íngreme, o trecho surge com algumas cordas - provavelmente colocado por agencias de ecoturismo, pois achei totalmente desnecessário (recentemente criaram um atalho para evitar esse trecho das cordas).
Base da Pedra
E com cerca de 20 minutos de subida pela trilha, finalizo no plano onde existe uma enorme árvore toda pichada. Daqui em diante vou seguindo pela crista com vistas para a Pedra, logo à frente. É um trecho curto passando por um mirante e em poucos minutos finalizo na base de uma enorme pedra. Aqui são 2 opções: subir ao lado da pedra usando uma corda ou contornar pela esquerda dela.
Depois dessa subida pela corda, volto a emergir entre o paredão da Pedra do Sapo e um pequeno platô que está a noroeste, onde chego logo em seguida, as 11h30min com Sol de rachar a cabeça.
Foram cerca de 1h30min desde o Restaurante da D. Maria.
O lugar é chamado de Pedra da Forquilha e permite um visual de 360º, só atrapalhado pela Pedra do Sapo, bem ao lado.
No platô
A trilha que vem pelo lado oeste é facilmente encontrada e pode ser uma opção mais curta para quem vem pela Estrada da Adutora.
O platô até permite a montagem de algumas barracas, mas desprotegidas, por isso é preferível descer a trilha a oeste por uns 5 minutos até um grande descampado no meio da mata, que é perfeito para um acampamento.
Água aqui não tem; teria de trazer lá do riacho antes de iniciar a subida. Na trilha à oeste só encontrei água cerca de 20 minutos serra abaixo.
Mesmo debaixo de um Sol escaldante, fiquei descansando alguns minutos nesse platô, com direito a visita de alguns urubus, que teimavam em ficar sobrevoando o lugar, talvez esperando que eu fosse o próprio alimento.
Topo
No final do vídeo quase um dos urubus pousa ao lado da câmera, que eu estava filmando no topo. Tomei um susto, mas acho que quem se assustou mais foi ele.
Depois de comer alguns lanches e acabar com a água, voltei para a trilha, agora para subir ao topo da Pedra. O trecho inicial é bem íngreme e ancorado por algumas cordas e grampos presos na rocha que levam até uma outra pedra, uns 3 metros abaixo do topo, onde por estreita crista chego no cume.
É um lugar bem estreito também e me faz lembrar da Pedra da Bacia, na Serra da Bocaina, nesse relato
A altitude aqui marcava pouco metros abaixo de 1000 metros e daqui se tem uma linda vista de 360º de toda a região.
Praia da Riviera de São Lourenço
À leste se destaca o Pico do Itapanhaú com sua enorme torre de telefonia celular e do lado direito dele um outro pico um pouco mais próximo: é o Gavião, também chamado de Peito de Moça – ao sul dá para ver os inúmeros prédios da Praia da Riviera de São Lourenço – o lar dos endinheirados paulistas. Para oeste a crista da Serra do Mar com outros picos e ao norte as represas de Taiaçupeba e de Biritiba Mirim são os destaques, assim como a estrada onde está a Adutora da SABESP. Aparecem também inúmeros sítios com estufas para o cultivo de legumes e verduras, já que parte dessa região faz parte do cinturão verde da cidade de SP, onde produtos daqui abastecem a CEAGESP.
Depois de um merecido descanso na sombra um pouco abaixo do topo, me preparo para retornar para a Rodovia.
Cobra na trilha
São 14:00 hrs e naquele Sábado ensolarado somente eu estava ali e dessa vez vou descendo pela trilha a oeste. Foi rápido e sem grandes dificuldades, já que a trilha é bem demarcada. Em alguns trechos a trilha é por antigos leitos de riachos ou de enxurradas e muita, mas muita teia de aranha cruzando a trilha.
Dava até raiva e já imaginava a qualquer momento em que seria picado por alguma aranha, mas o que encontrei na trilha foi pior: uma cobra tomando Sol sossegadamente. Quase pisei na dita cuja e na hora nem pensei se era peçonhenta ou não, mas refeito do susto me pareceu ser uma cobra cipó, que também é perigosa, mas não peçonhenta. Essa cobra não pica, mas pode morder se sentir ameaçada e o veneno pode causar dor e inchaço no local, por isso muito cuidado.
Dali em diante fiquei muito mais atento por onde pisava.
Final da trilha
Vai de encontrar uma Jararaca não é?
Conforme vou descendo, o som de um riacho me faz pegar uma bifurcação à direita e sigo até ele para procurar algum pequeno poço onde pudesse tomar um banho e não foi difícil encontrar.
Foi um banho gelado, mas revigorante. Descendo alguns metros rio abaixo se chega ao conjunto da Gruta de Beltenebros, mas deixo para conhecê-la em outra oportunidade.
Volto para a trilha para continuar a descida e não demora muito alguns cachorros percebem a minha aproximação e não param de latir, mesmo eu estando no meio da mata, por isso em vez de seguir na direção deles, pego uma bifurcação à esquerda que leva a 2 casas abandonadas, onde chego pouco depois das 15:00 hrs (leia o adendo no final do relato sobre esse trecho da trilha).
Dando as costas para essas casas, sigo por antiga estrada até chegar no portão da propriedade, trancado a cadeado e com uma placa avisando “CUIDADO COM O CÃO”.
Portão de acesso ao início da trilha
Mais alguns metros e caio em outra estrada. Mesmo aqui os cachorros parecem notar minha presença e por isso resolvo ver onde eles estão, mas ao chegar em frente ao portão de um pequeno sitio com um gramado bem cuidado, bato uma foto e só consigo ler a placa de “Recanto....”. O resto não consigo ler, pois os cachorros me viram e vêm correndo na minha direção. Não pensei 2x e pernas para quem te quero. Saí em disparada na direção de onde vim, nem olhando para trás, mas sei que um deles é preto e não é pequeno. Nem penso que poderia parar e pegar algum galho ou madeira junto da estrada para me defender. Parecia que eu estava correndo os 100 metros nas Olimpíadas. Só quando notei que os cachorros tinham voltado, diminuí o ritmo. Ufa, escapei.
Bifurcação
Agora de volta a mesma bifurcação que já tinha passado, sigo pela Estrada da Adutora sem pressa em direção a Rodovia.
Alguns carros passam por mim, mas carona que é bom, nada.
E pouco depois das 16:00 hrs já estava no ponto de ônibus aguardando o circular para Estudantes, que não demorou muito e ao longo do trajeto dormi a maior parte do tempo.
No trem a viagem foi tranquila e no inicio da noite já estava chegando em casa.
E assim lá se foi mais um Sábado de caminhada por uma região pouco conhecida por mim e prometendo a mim mesmo que voltaria em breve. Pico do Itapanhaú, Pico do Garrafão, Pico da Esplanada e outros estão na minha lista de futuras trips. É só ter um Sábado ou Domingo disponível e de preferencia com Sol que eu estou voltando. São muitos picos e cachoeiras ainda a conhecer e explorar.

Algumas dicas e informações úteis (Atualizado Julho/2020)

# A distancia total desde a Rodovia até o topo da Pedra pelas 2 trilhas é esse:

- Trilha a oeste: 6,5 Km.
- Trilha a leste: 8,0 Km.

# Toda a caminhada pela Estrada da Adutora é sempre no plano, por volta da altitude de 760 metros.

# Para quem pretende vir de carro, a melhor opção é deixá-lo no centro do Bairro Manoel Ferreira. Ao longo da estrada de terra, até o início da trilha, não encontrei lugares seguros para deixar o carro estacionado, além das
 condições da Estrada da Adutora não ser das melhores.

# Ao longo de toda a Estrada da Adutora não encontrei um único ponto onde houvesse água potável. Somente o Barzinho junto ao ponto final da linha de ônibus do Bairro Manoel Ferreira.

# A não ser que você esteja planejando conhecer outros picos e cachoeiras da região ao mesmo tempo, essa é uma trip para apenas 1 dia.

# Para não ficar muito tempo esperando o circular Manoel Ferreira no Terminal Estudantes, segue o link dos horários de saída, já que o intervalo entre um ônibus e outro chega a quase 1 hora ou mais dependendo do dia da semana - Linha E392: É só clicar aqui

Valor: $5 (Jan/2023).

# Para navegação e gravação do tracklog uso e recomendo 3 app para o GPS do telefone celular. Todos na Play Store.
- A-GPS Tracker ou o GPX Viewer para navegar nos tracklogs.
- E o Wikiloc para gravar o tracklog do percurso.

# Adendo da trilha oeste:
Para quem pretende chegar ao topo da Pedra do Sapo pela trilha à oeste seguem algumas dicas:
- Ao chegar na bifurcação onde existe uma entrada de um sitio com laterais de muro pintados em branco e numeração 400 (cerca de 50 minutos desde a Rodovia), saia da estrada principal e siga para direita.

- Em outra bifurcação que surgir à direita, evite seguir em frente até um portão de madeira fechado com cadeado e uma placa: CUIDADO COM O CÃO (nessa foto aqui).
- As casas abandonadas que ficam dentro da propriedade, agora estão ocupadas (cuidado aqui, pois recentemente pessoas se mudaram para essas casas e alguns montanhistas já me avisaram que estão proibindo o acesso ao local). Para não ter problemas, o ideal é seguir até o final da estrada, interceptando a trilha mais à frente, da seguinte forma:
- Ao passar a bifurcação para essas casas, caminhe por uns 200 metros até o início da trilha à direita, junto de um lago, passando ao lado de um Recanto, nesse ponto: clique aqui.

Com isso é possível interceptar a trilha principal mais à frente, evitando as casas recentemente ocupadas.
- Já na trilha principal e com quase 20 minutos de caminhada se ouve um riacho à esquerda, saindo em uma bifurcação da trilha. Pegue água aqui porque não encontrei próximo do topo.
- A subida se torna mais íngreme e em alguns momentos segue por antigos leitos de riachos ou de água das chuvas.
- Cerca de 5 minutos antes de chegar ao final da subida, a trilha passa ao lado de um grande descampado, perfeito para várias barracas.
- Já se estiver descendo da Pedra do Sapo por essa trilha à oeste, faça o seguinte: evite finalizar dentro dessa propriedade com as casas recentemente ocupadas.
Quando perceber que a trilha está chegando nessas casas e o visual começa a se abrir, saia à direita, finalizando ao lado de um pequeno lago e junto de um Recanto, exatamente nesse ponto: clique aqui.

Até para evitar problemas de invasão de propriedade particular.

1. Olá!
    Segui suas coordenada para essa trilha esse final de semana e foi super tranquilo
    Obrigada[

2. Oi Lilian.
    Parabéns pela conquista.
    Nos últimos fds a Natureza brindou com dias lindos, perfeitos para caminhadas.
    Semana passada também estava na região.
    Trilha tranquila e belos visuais.
    Valeu a pena.

3. Augusto denovo segui suas coordenadas e deu tudo certo, muuuuuuuito obrigado, mas de fato essa trilha é de matar um! Meu deus q subida!! Rs

Brigado
    Vc ja foi na cachoeira do elefante?

1. Oi Raquel.
      Parabéns pela conquista. Vc foi nesse Domingo ou no Sábado?
      Nesse Sábado (17/09) voltei para aquela região para fazer uma travessia das cachoeiras e finalizar na Pedra do Sapo, mas devido ao tempo escasso resolvi abortar.
      Volto lá novamente com planejamento do tempo melhor.

Sim, já fui 2x na Cachoeira do Elefante, sempre pela trilha que se inicia no Km 81.
      Mas uma vez finalizei no mirante do Km 86.
      É uma trilha mais curta, porém se torna perigosa ao cruzar o Rio Itapanhaú com sua correnteza.

4. Fui no domingo, tava muito sol porem quando chegamos na pedra as 14:00 a neblina chegou e fechou tudo, mas deu pra ir tranquilo, maa tinhamos esquecido a capa de chuva, logo passamos um certo frio, mas foi legal!!
    Tamos organizando de ir na do elefante tambem pelo km 81, pois por ser a primeira vez nao estamos seguros pra atravessar o rio! Nao achei quantos km sao do km81 até a cachoeira, vc sabe me dizer??

5. Pensei em ir no Domingo, mas com o clima instável preferi ir no Sábado.
    Não peguei chuva, mas uma neblina espessa cobria toda a região.
    Perdi muito tempo para encontrar a bifurcação para o Sapo e agora que eu sei onde fica, volto lá para finalizar a travessia em breve.

Qto a trilha da cachoeira do elefante, ela ta bem demarcada.
    São cerca de 3 Km com alguns trechos muito íngremes, mas nada difícil.
    O problema sera retornar pela trilha.
    Eu recomendaria seguir ate o Casarão ou levar uma corda e cruzar o Rio Itapanhau.
    Tenho 2 relatos dessa caminhada aqui no blog.
    Podem ser úteis.

6. Excelente relatorio Augusto, muito obrigado !!!

7. Valeu Roger.
    Aproveite a caminhada.

8. Oi Augusto, tudo bem?
    A pedra do sapo tem uns 40,50 mts?!

Obrigado!

9. E ai Yai, blz?
    Não chega a tudo isso não.
    Talvez menos da metade dessa altura.
    Mas a corda para subir ao topo é segura.
    Pode ir tranquilo.

10. Este comentário foi removido pelo autor.

11. Boa noite Augusto!
    Gostei muito da trilha até a pedra do sapo, ainda mais por contar com vossa a presença, do Rodrigo, Rosana, Fernandes e do Lideraldo.
    Até a próxima! Abraço

1. Blz Henrique.
      O grupo foi bom mesmo.
      Mesmo depois da Gruta, todo mundo ainda tinha pique para o Sapo.
      Pena o tempo fechado.
      Com Sol no topo se tem um visual panorâmico da região, dando para ver até o mar.

12. Augusto, sou sua fã! Seus relatos são muito bem feitos. Já me ajudaram muito. Agradeço toda a sua dedicação.

1. Oi Lucia.
      Obrigado pelas palavras.
      Mas sou apenas alguem que gosta de trilhas e compartilhar essas caminhadas.
      Valeu.

13. Fiquei sabendo que esta trilha está proibida de fazer. Virou uma área particular. Confere essa notícia?

1. O que eu sei é o seguinte.
      O inicio da trilha à oeste da Pedra do Sapo agora tem uma pequena chacara com residencia.
      Mas não tinha certeza se proibiriam o acesso ou não.
      Antes o lugar era deserto e com casas abandonadas.
      Mas ainda tem a opção da trilha pelo leste da Pedra, que foi por onde eu subi.
      Agora é preciso ter a certeza se essa proibição é mesmo pela trilha oeste.
      Se for isso mesmo, não vejo problema.
      Dá para chegar no topo dela pelo leste.

14. Boa tarde tem telefone da dona Maria

15. Oi.
    Boa noite.
    Uma das fotos que tirei mostra a placa do Restaurante da Dona Maria com telefone fixo e celular.
    Veja no album de fotos.

16. Ola, Augusto.
    Vou nesse domingo 11/08/19 dia os pais com a galera da faculdade fazer a trilha do sapo,mas confesso que estou um pouco insegura pois nunca fiz essa trilha sera um desafio para todos, pois ninguém do grupo fez essa trilha.
    Voce acha melhor contratra um guia ou da pra fazer pelo lado leste como vc relaou e de boa
    a bracos

1. Oi Ana Paula.
      Dia perfeito para fazer caminhadas naquela região.
      Previsão de Sol o dia todo.
      Não acho uma trilha complicada, mesmo para quem está indo pela primeira vez.
      Creio que dá para subir a Pedra somente se baseando no relato.
      Na duvida, olhe o arquivo de GPS e veja como é o caminho que vcs terão de fazer. E se souberem mexer em app de GPS, leve o tracklog da trilha e vá se orientando por ele.
      Só não recomendo retornar pela trilha a oeste, já que no final da descida agora o lugar é área particular e pelo que fiquei sabendo não estão deixando passar por lá, nem na subida e nem na descida.
      Suba pela trilha a leste e retorne por lá também, passando pelo Bar da D. Maria, que pode ser um ótimo ponto de encontro.
      O lugar sempre tá cheio.

Boa sorte.

17. Fala querido Augusto....

Cara...graças a vc e as suas preciosas dicas, conseguimos chegar a pedra do Sapo!!!

Estava um dia lindo, muito sol, poucas nuvens, aquele céu azul...

Portanto, pudemos curtir todo aquele visual maravilhoso!!!

Lugar fantástico!!!

Da pedra do Sapo, tentamos achar a trilha da gruta, mas, não encontrei...

Muito vara mato, a trilha estava muito fechada, resolvi não arriscar e retornamos.

Mas valeu a pena, descemos felizes por ter vivenciado aquele visual da pedra do Sapo.

Gratidão querido Augusto!!!

Seu blog é muito, muito útil mesmo

Grande abraço

Mauro

18. Oi Mauro, blz?
    O lugar é maravilhoso mesmo.
    Pena que a caminhada até lá é quase toda só pela estrada de terra.
    Não é facil.
    E lamento que a unica trilha demarcada até o topo é essa a leste da Pedra.
    Pelo lado oeste, até tinha uma trilha demarcada, mas ela passava por casas abandonadas, que atualmente estão ocupadas e os proprietários não permitem mais que passem por lá.
    Existe até um atalho, mas pouca gente conhece.

Quanto a Trilha da Gruta, ela tá localizada nessa trilha à oeste, descendo por ela até quase chegar nessas casas.
    E não tem muito segredo.
    Vc levou esse arquivo de GPS:

Gde abc

Valeu

19. Levei sim....

Mas não consegui encontrar uma trilha demarcada

Até comecei a segui lá, eu estava na trilha, mas tava muito fechada e acabei desistindo....

Mas voltarei um outro dia e tento encontrar la....hehehe

Grande abraço Augusto

1. Oi Mauro.

Na primeira vez que fui nessa Gruta segui do início até o final dela e tem muito vara mato no começo.
      Mata fechada mesmo. Não existe trilha demarcada até o trecho inicial da Gruta.

E numa segunda vez, quando gravei o tracklog, só fui até o início, onde começam os trechos por alguns pequenos salões.

Para não errar, siga pelo leito daquele riacho, descendo.
      Existem alguns trechos complicados por alguns metros, até chegar ao local onde o rio desaparece e se torna subterrâneo.

Dali em diante é o início da Gruta, que segue o leito seco do riacho.
      É um trecho longo e com vários salões e em alguns deles só com corda para descer.

Boa sorte

20. Gostaria de saber se é possível e permitido acampar na Pedra do Sapo.

1. Como já foi dito, é possível acampar sim, mas não exatamente no topo ou na base dele.
      No platô que fica ao lado da Pedra, é um local muito exposto.
      Descendo por alguns minutos pelas trilhas à oeste e leste se encontram alguns lugares descampados e protegidos. São as melhores opções.

Quanto a permissão de acampar, ali é quase o limite do Parque Estadual, por isso eles só fiscalizam as cachoeiras da Pedra Furada e Elefante.
      Por enquanto.

21. Olá Augusto! Tudo bem?
    Estamos pensando em fazer a trilha da pedra do Sapo. Deixando o carro no rancho da Dona Maria você sabe me dizer mais ou menos quantos km até o cume?
    Existe algum camping próximo?
    Obrigada!

1. Oi, tudo bom?

Pelo tracklog que eu criei dessa trilha, a distancia do Bar da D. Maria até o topo da Pedra ficou em cerca de 3 Km.
      Porém o trecho de subida é íngreme.
      Eu levei cerca de 1h30min de caminhada do Bar até o topo.

Camping pela região eu não conheço.
      D. Maria faleceu recentemente e pelo que fiquei sabendo o Bar está fechado.
      Acho que só mesmo o camping selvagem ao longo da trilha ou junto do topo.
      Sei que descendo pela trilha à oeste existe um grande descampado na trilha.
      É a opção.

Boa sorte.

22. A área que deu início a construção da Adutora do Rio Claro , foi do meu bisavô Dolor Bernardino do Carmo , foram 500 alqueires de terra vendido para o governo , dando início na constituição da represa Ribeirão do Campo em Casa Grande Biritiba Mirim SP , região do Alto Tietê ..