9 de abril de 2006

Relato: 1ª vez na Cachoeira do Elefante - Serra do Mar de Bertioga/SP

Este relato da minha primeira trip nessa região em 2006 e que pode ser útil para quem curte belas cachoeiras próximas da cidade de São Paulo.
Com acesso fácil por ônibus e carro é perfeito para um bate-volta em um fim de semana qualquer.
Era minha primeira vez nessa cachoeira que é uma das maiores, próximas da cidade de SP.
Foi também uma forma de lembrar do Eduardo Luis, mais conhecido como Mimduim (com "m" no meio mesmo), que foi o organizador dessa trip e que morreu em 2011. Seu corpo foi encontrado em uma prainha, na Trilha do Rio Mogi, em Paranapiacaba, na Serra do Mar.
Para quem não o conheceu, no final eu coloquei um texto sobre ele e o que pode ter acontecido em relação a sua morte.

Foto acima, na base da Cachoeira do Elefante

Fotos dessa caminhada: clique aqui

Tracklog para GPS, saindo do Km 81 da Rodovia Mogi-Bertioga: clique aqui
Tracklog mais recente, saindo do Km 77: clique aqui

Antes quero deixar registrado aqui que a região pertence ao Parque Estadual Restinga de Bertioga e devido a algumas mortes que ocorreram recentemente não é difícil encontrar o pessoal da Policia Ambiental e do Parque fiscalizando o local. E com isso, apreensão de barracas e autuação de algumas pessoas são comuns, resultando em multas. Eles dizem que o objetivo da operação é garantir a segurança das pessoas e orientar a utilização correta das trilhas autorizadas da Unidade de Conservação. Em outras palavras, é uma forma de obrigar o pessoal a contratar guias cadastrados pelo Parque.

Início da trilha, junto da Rodovia
A Cachoeira do Elefante também é conhecida por um outro nome: Cachoeira do Itapanhaú e se localiza na Serra do Mar, próximo da Rodovia Mogi-Bertioga.
Lembro que na época o Mimduim enviou uma mensagem para a lista de trekking onde eu participava, convidando para fazer a trilha dessa cachoeira e muitos aderiram.
O grupo se tornou até um pouco grande, com 10 pessoas: eu, Mimduim, Clayton, Cabral, Yoshico, Marcelo Gibson, Gláucia, Alex e mais dois amigos dele que eu não lembro o nome.
A data escolhida foi um Domingo e marcamos de todos se encontrar no Metrô Carrão onde uma van, já contratada pelo Mimduim, nos aguardaria.
A saída, como de praxe, atrasou um pouquinho, mas as 08:00 hrs já estávamos seguindo pela Rodovia Ayrton Senna em direção a Mogi das Cruzes, onde iríamos pegar a Gláucia.
Entrando na mata
Já com toda a trupe, seguíamos pela sinuosa Mogi-Bertioga para chegar no Km 81 pouco antes das 10:00 hrs, em um belo Domingo de Sol.
São dois lugares por onde se inicia a trilha que leva até a base dessa cachoeira e como o grupo preferiu seguir pela trilha mais longa, a van nos deixou na Rodovia exatamente onde se inicia o trecho de descida da serra, ao lado de uma enorme placa indicativa de "ATENÇÃO - DESCIDA DA SERRA, DESÇA ENGRENADO".
Nesse local, do Km 81, existe um grande descampado, do lado direito da Rodovia, onde muitos iniciam a caminhada que leva até a base da cachoeira.
Cruzando o Rio Pedras
Mochilas nas costas, seguíamos por trilha bem demarcada, que em alguns trechos lembra a uma antiga estrada. Depois de uns 15 minutos de caminhada chegamos no Rio Pedras, onde a água estava um pouco acima dos joelhos, em parte devido às chuvas dos dias anteriores. Em dias normais esse rio é bem rasinho, onde só se molha as botas ao atravessá-lo.
Aqui é um bom local de acampamento selvagem com áreas planas em alguns descampados ao lado do Rio. Daqui em diante a trilha segue próximo da margem, com o Rio à esquerda e mais alguns metros à frente pegamos uma bifurcação à esquerda que leva a algumas pequenas cachoeiras, corredeiras e poções.
É um bom local para banho, mas a água é gelada.
Corredeiras do Rio Pedras
Voltamos para a trilha principal, cruzando alguns pequenos riachos e logo chegou o trecho mais íngreme. Algumas árvores caídas surgem no meio da trilha e por volta de uns 15 minutos desde o Rio Pedras, surge uma bifurcação à esquerda, onde a trilha principal é a da direita.
Quem quiser seguir na trilha da esquerda é possível chegar em uma outra cachoeira, mas com acesso um pouco mais difícil.
Como o grupo era grande, descíamos sem pressa por trilha íngreme com inúmeras raízes expostas e algumas arvores caídas. A mata é bem fechada e com pouco mais de 2 horas de caminhada, chegamos em uma bifurcação, junto da margem do Rio Itapanhaú.
Cruzando rio para chegar na cachoeira
Seguindo para a direita, a trilha leva até um local conhecido como Casarão e de lá retorno para a Rodovia, mas nossa direção é seguir para esquerda.
Nesse trecho, a trilha segue ao lado do Rio Itapanhaú e alguns descampados surgem ao lado da trilha e logo chegamos em outro rio.
O volume de água era grande e por isso estava perigoso atravessá-lo.
O Mimduim esticou uma corda e um a um fomos cruzando o trecho sem maiores dificuldades.
Mais outros descampados surgem pela trilha e com cerca de 3 horas de caminhada chegamos na base da Cachoeira do Elefante.
Na base da cachoeira
Ela é bem larga e com uns 50 metros de queda. Olhando da Rodovia ela tem um formato dos pés de um elefante e talvez seja por isso que ela recebe esse nome.
A nossa diversão era tentar ficar embaixo da queda, mas era impossível. A força da água era muito grande e só nos contentamos em ficar nas laterais.
Depois de um tempo tomando banho de cachoeira e um lanche, voltamos para a trilha e dessa vez seguimos em direção ao Casarão e assim que passamos a bifurcação da trilha que veio do alto da serra, fomos nadar junto da margem em um remanso do rio, à esquerda. Nessa hora só os mais corajosos resolveram arriscar um mergulho.
Rio Itapanhaú
Voltamos à trilha e íamos seguindo o rio, próximo de sua margem cruzando inúmeros riachos.
Com cerca de 1h30min de caminhada, chegamos no Casarão, bem ao lado de um campo de futebol.
Aqui é um outro bom local de camping, mas que fica um pouco distante da cachoeira.
No Casarão ainda morava uma família, mas a casa está em péssimas condições.
O Mimduim foi atrás de um senhor para nos levar de barco para o outro lado da margem, já que cruzar o rio era bem perigoso, pois a correnteza estava bem forte e a profundidade era um pouco grande.
Cruzando o Rio Itapanhaú
Com 2 viagens em um pequeno barco chegamos do outro lado do rio e aqui só foi caminhar por uma trilha até sair em uma estrada, que nos deixou na Rodovia, próximo ao Km 92,5 antes dela iniciar o trecho de subida da serra.
Esperamos por alguns minutos a van chegar e agora era voltar para SP felizes por uma bela caminhada com revigorante banho de cachoeira.

Algumas dicas e informações úteis (Atualizado Julho/2020)

Considero essa trilha de nível médio e o percurso total dela é de aproximadamente 3 km.

# Um outro acesso a essa cachoeira é por trilha que sai do Mirante na Rodovia Mogi-Bertioga, próximo ao Km 86, porém é um acesso somente para quem sabe nadar. O local é perigoso devido a forte correnteza do Rio Itapanhaú, já que a trilha cruza esse rio para chegar na cachoeira.
Por isso nunca faça essa trilha sozinho. O risco de afogamento é grande.

# Existem 3 opções de transporte para quem pretende chegar nessa cachoeira:

1) Da Estação Ferroviária de Estudantes, em Mogi das Cruzes, saem vans que seguem para Bertioga. Os motoristas ficam aguardando do lado de fora e só saem quando lotam a van. O valor é de + - $30 (Julho/2020).

2) Outra opção mais segura é pegar o ônibus da Breda (atual Piracicabana) , que sai da Rodoviária, localizada no lado esquerdo da Estação de Estudantes. Valor $30 (Julho/2020).

www.piracicabana.com.br

3) E a opção mais barata e que recomendo é embarcar no circular Manoel Ferreira, que sai do Terminal Central, localizado no lado direito da Estação Estudantes de Mogi das Cruzes.

Deve-se desembarcar no Km 77 da Rodovia Mogi-Bertioga, onde se localiza a antiga Balança. Dali em diante é só continuar a caminhada pela Rodovia até o Km 81. Valor: $5 (ano 2020).
Confira no link abaixo os horários de saída desse circular - Linha C-392:
www2.transportes.pmmc.com.br/site

# Para quem for de carro, a melhor opção é deixá-lo no Mirante do Km 86. No local existe um grande estacionamento. Dali se inicia uma trilha de poucos minutos e que segue quase que em linha reta e que leva até a base da cachoeira. O problema é para cruzar o Rio Itapanhaú, pois a profundidade chega quase até a cintura em alguns pontos dele a correnteza é forte. Só recomendo para quem sabe nadar e nunca esteja sozinho.

Ou fazer o mesmo que no item 3, acima. Deixando o carro na Balança.

# Em dias muito chuvosos, o acesso a essa cachoeira é perigoso, já que a correnteza dos rios pode complicar muito a travessia.

# Voltei a essa cachoeira por mais 2x seguindo por trajetos diferentes. Numa delas peguei tempo fechado e com uma pequena garoa, mas me diverti e na outra estava com um grupo.

Relatos:

# Uma outra cachoeira que também vale a pena conhecer é a da Pedra Furada. O início da trilha que leva até ela fica a uns 500 metros antes de chegar no início da trilha para a Cachoeira do Elefante. Tenho um relato com algumas dicas:

_____________________________________________________________________

Ele com sua cargueira
Para quem não conheceu o Mimduim, ele era um professor da rede pública municipal e estadual, que fazia muitas caminhadas e sempre em grupo.
Tinha 44 anos quando veio a falecer e normalmente era ele que organizava as trips.
Sempre generoso, era uma pessoa que ajudava os outros, sendo muito fácil de fazer amizades. Normalmente era o cozinheiro da turma e um dos pratos mais famosos que sempre fazia em alguma trilha era o peixe na folha de bananeira.
No dia 06 de Novembro de 2011 (um Domingo) ele seguiu de trem da Estação Brás com destino a Estação de Rio Grande da Serra para encontrar um grupo e fazerem a trilha da Cachoeira da Fumaça, dizendo para a esposa que voltaria no final do dia, mas se desencontrou do grupo e desde então não tiveram mais noticias dele.
Consta que fez um telefonema de um orelhão próximo da Estação de RG da Serra, mas não disse para onde iria.
Alguns amigos e colegas de trilha ainda tentaram ajudar a procurá-lo, mas em vão.

Minduim e a Glaucia cruzando o Rio Pedras na trilha da Cachoeira do Elefante
E somente no dia 12 de Novembro (Sábado) seu corpo foi encontrado por 2 trilheiros junto de uma prainha na Trilha do Rio Mogi, já próximo de Cubatão, que avisaram os Bombeiros.
Devido a dificuldade do lugar, seu corpo só foi resgatado no dia 16 de Novembro pelo Corpo de Bombeiros com todos os seus pertences intactos, inclusive sua maquina fotográfica Nikon.
A família dele se mantem reclusa desde então, não divulgando nem a causa da morte, mas como a Trilha do Rio Mogi é repleta de inúmeros trepa pedras, pode ser que ele tenha fraturado a perna, não conseguido se locomover ou então sofrido um mal súbito ou até picado por algum animal peçonhento, mas tudo isso são apenas hipóteses.
Mimduim descansando nessa trilha da cachoeira
O que se sabe de concreto é que ele foi encontrado com um grande inchaço em uma das pernas.
Pelo menos ele perdeu a vida naquilo que ele mais gostava de fazer: caminhadas. Uma grande perda sem duvida nenhuma.
Com certeza hoje em dia está trilhando por outros lugares.