30 de junho de 2011

Relato: Cruzando a Serra da Mantiqueira pela (antiga) linha férrea de Passa Quatro/MG a Cruzeiro/SP

Depois de ter feito a trilha do Rio Branquinho em Maio/2011, descendo a Serra do Mar de Sampa até Itanhaém (relato aqui), onde alguns trechos seguem por linha férrea, me deu vontade de fazer alguma outra caminhada que também fosse por trilhos de trem.
Como o tempo estava colaborando e prometia ser de muito Sol no feriado de Corpus Christi, em Junho de 2011, escolhi a caminhada de Passa Quatro (MG) a Cruzeiro (SP) pela antiga linha do trem. 
Essa caminhada até dá para se fazer em apenas 1 dia, mas acho muito puxado, por isso resolvi fazê-la em 2 dias. 
Com apenas 1 pernoite e a fartura de água na trilha, a mochila foi com o mínimo de peso, colocando só o básico.
Nem chamei outras pessoas porque organizei a caminhada quase em cima da hora e resolvi ir sozinho.



Foto ao lado, na entrada do Túnel da Mantiqueira, na divisa MG/SP







Fotos dessa caminhada + imagens do Google Earth com trilha plotada: clique aqui


Tracklog para GPS dessa caminhada: clique aqui



Estação de Passa Quatro
Do trecho entre P4 até quase a divisa MG/SP, junto ao túnel da Mantiqueira, uma empresa (ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) opera trens turísticos só nos fds com 2 vagões para cerca de 150 pessoas com uma Maria Fumaça puxando, já a partir da divisa até Cruzeiro seria de muito vara-capim e alguns vara-mato, mas sem problemas de navegação já que eu seguiria pelos antigos trilhos que ainda estavam lá.
Comprei a passagem para o horário das 07:00 hrs pela Viação Cometa no dia 24 de Junho (Sexta-feira) saindo do Terminal Tietê em SP e pouco antes do meio dia já desembarcava em Passa Quatro. Fui ainda conhecer a estação ferroviária de onde sai o trem turístico até o túnel da Mantiqueira e como era um feriado prolongado, iria sair um as 14h30min, mas já estava lotado.
Depois de comprar água e alguns clics, inicio a caminhada pelos trilhos às 12h10min, saindo da altitude de 915 metros.