25 de junho de 2007

Relato: Caminho da Fé - 429 Km em 15 dias de caminhada

Este é um relato dessa caminhada saindo de Tambaú (SP) até a Basílica de Aparecida com algumas dicas, informações e depoimentos em vídeo que fui fazendo ao longo do percurso. 
Iniciei sozinho a caminhada no dia 27 de Maio e fui terminar no dia 10 de Junho de 2007. Passei no meio de plantações de café, cana de açúcar, trilhas na mata, trilhos de uma linha férrea e no asfalto.
Atualmente o Caminho sai de 3 lugares diferentes e sempre estão acrescentando mais cidades. Seguindo sempre as setas amarelas, o Caminho passa por mais de 20 cidades e vilas. Até a cidade de Paraisópolis fui caminhando sozinho e a partir dali continuei a caminhada com a Márcia. Ao longo do Caminho encontrei outros peregrinos, alguns de bike e outros caminhando. 


Foto acima no Portal do Caminho da Fé, poucos minutos depois de iniciar a caminhada em Tambaú




Dividi as fotos por cada dia de caminhada e ao longo do relato coloquei os links.

Para quem usa GPS, aqui está o tracklog de toda essa caminhada: 
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=945495

No final de cada trecho eu também fazia uma filmagem em vídeo relatando sobre os problemas que passei, como foi o percurso e uma descrição de como é a pousada. O tempo médio de cada vídeo ficou entre 5 a 9 minutos. Aqui estão todos os vídeos:
www.youtube.com/view_play_list?p=BEB6909BA9522A51




Tem um trecho de uma música do Gilberto Gil que diz: “Andá com fé eu vou que a fé não costuma faiá”. Acho que reflete bem sobre o que eu passei em toda essa caminhada, que me fez reunir forças para caminhar 429 Km.
Os primeiros dias foram os mais difíceis (muitas dores musculares). Começou a melhorar lá pelo 4º dia, quando caminhei 50 Km em 15 horas direto. 
Na maioria dos trechos eu saia por volta das 08:00 hrs e chegava na outra cidade no final de tarde. Alguns trechos cheguei já escurecendo.

Abaixo um pequeno resumo dessa caminhada: