20 de março de 2004

Relato: Trilha das 7 Praias e Travessia do Saco das Bananas - Ubatuba/SP

Essas 2 trilhas fizemos no meio da semana de Sol muito forte em Março de 2004.
Em 1 dia fizemos a trilha das 7 Praias e no outro a do Saco das Bananas. 
A maioria das praias são de difícil acesso e algumas são literalmente desertas. A trilha é bem demarcada e sem problemas de navegação, por isso é uma caminhada perfeita para quem quer curtir uma praia tranquila e quase deserta. Esse relato foi escrito juntamente com a Márcia.

Na foto ao lado, Praia do Deserto e do Cedro ao fundo, visto da trilha





Fotos dessas 2 caminhadas: Clique aqui

Tracklog para GPS da Travessia do Saco das Bananas: Clique aqui





                      Trilha das 7 Praias 

Essas 2 trilhas são muito conhecidas dos mochileiros. Muitos a chamam de trilha da Praia do Bonete ou trilha das 7 praias desertas e alguns dizem que dá para se fazer de bicicleta tranquilamente. Levamos um pequeno mapa e algumas dicas que conseguimos na net e lá fomos nós.
A saída de São Paulo foi ainda de madrugada, por volta das 05:00 horas da manhã do dia 10 de Março.
Seguimos pela Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto para depois descer em direção ao litoral pela Tamoios com trânsito bem tranquilo de uma Quarta-feira e a chegada na Praia da Lagoinha, pouco à frente da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, foi sem grandes problemas três horas mais tarde.
Camping Super Star
Deixamos o carro estacionado no Camping Super Star; (foi o único que conseguimos encontrar mais próximo do início da trilha). O lugar é bem organizado, banheiros separados com chuveiro quente, gramado bem plano e junto da areia da praia. Depois de montar a barraca na grama, Sr. José, dono do camping, nos indicou o lado onde começa a trilha e lá fomos nós.
Como o camping estava localizado no meio da praia, tivemos que caminhar para caramba até chegar no no início da trilha, que é bem fácil de encontrar. Seguimos até o extremo da praia, à esquerda, por onde passa um rio que desagua na praia e aqui iniciamos a caminhada pela trilha do outro lado do rio.