30 de janeiro de 2004

Relato: Contornando Ilhabela/SP na caminhada

Esse é um relato sobre uma caminhada que eu fiz para contornar Ilhabela, seguindo pelas praias e trilhas voltadas para alto mar, realizada em Janeiro e Fevereiro de 2004. 
O início foi em Borrifos (extremo sul da Ilha e fui terminar na Praia do Jabaquara, tendo como participantes até um certo trecho a Márcia e o Jorge Soto.






Foto acima, na Praia do Poço 




Fotos dessa caminhada + mapa da ilha: clique aqui


Como iria fazer essa trilha sem a ajuda de ninguém que tivesse feito essa caminhada, resolvi pesquisar sobre esta travessia na Internet, mas encontrei pouca coisa.  Encontrei algumas pessoas me deram algumas dicas da Praia do Bonete e de como chegar lá, onde ficar e o que visitar nessa praia. Da Praia do Bonete até Castelhanos me disseram que havia uma trilha, mas isso eu iria conferir somente lá.  
Saindo de Castelhanos e seguindo até a Praia da Serraria encontrei algumas dicas e me disseram que havia uma outra trilha. O problema era da Praia de Serraria para frente, pois não tinha encontrado nada e se existisse mesmo uma trilha, com certeza o mato estava tomando conta. A única maneira era perguntando para os moradores das praias. 
Como estava de férias em todo o mês de Janeiro, planejei fazer toda essa caminhada em uns 8 a 10 dias e no final completei em 8 dias, mas dei muita sorte.
O relato abaixo dividi pelos dias que estava caminhando para facilitar a leitura. 
Iniciei com a Marcia e o Jorge Soto a caminhada no dia 29/Jan em Borrifos e terminei sozinho na Praia do Sino no dia 06/Fev, onde peguei um circular até a balsa e de lá segui para a Rodoviária de São Sebastião onde embarquei de volta para SP. Abaixo, o relato de cada dia: